Ha monstros debaixo da cama

terça-feira, setembro 05, 2006

Mais vale a lágrima de uma derrota do que a vergonha de não ter lutado.

Nunca pensaram que podiam fazer mais?
Por vezes encontro-me a pensar nisto e não posso deixar de admitir que o que faço é muito pouco. Muito pouco mesmo…
Ainda ontem estava a falar com amigos e não pude deixar de reparar que as pessoas criam as desculpas mais absurdas para se tentarem desculpar. Procuram comparar-se aos outros, como se isso fosse desculpa. Toda gente sabe que não é por alguém se mandar dum poço a baixo que nós o vamos seguir. Isso é impensável. Então porquê? Porquê dizer “os outros fazem ainda menos que eu” ou “Se todos fizessem isso… mas uma só pessoa não consegue nada”. Porquê defender estas afirmações com tanto afinco, como se fossem uma razão. Eu fico perplexa ao ouvir isto. Como é que alguém consegue viver assim? Acreditar nas suas próprias mentiras? É claro que uma pessoa faz a diferença! Mas não, as pessoas já não querem saber da verdade, calam-se na esperança de que tudo lhes passe ao lado - “Há momentos em que silenciar é mentir”. Preferem não se envolver porque não tem nada a ver com elas. Mas tem..
Não pensem que por dizer pessoas, me estou a excluir. Antes pelo contrário, eu sou uma dessas pessoas. Eu também procuro acreditar que não ter tempo é desculpa; mas no fundo sei bem que eu posso fazer o tempo, e que se não faço é porque não quero. Eu sou uma das que prefere viver na ignorância e não saber que em cada 3,5 segundos morre um ser humano à fome. Mas depois… Depois apercebo-me de que o problema é que eventualmente, as coisas não vão “acontecer aos outros”, vão acontecer-me a mim. E aí, quem é que me vai ajudar? Aqueles 307 milhões de pessoas pobres no mundo com as quais me preocupo “tanto” e lamentamo diariamente? Ou serão os 815 milhões de pessoas que morrem de fome por todo o mundo e que eu ajudei com tanto “carinho”?

Por vezes penso que já não há nada a fazer, mas depois vejo pessoas a distribuírem cobertores ou comida no meio da rua. Pessoas a pedir comida às portas dum hipermercado. Pessoas que fazem mais do que eu. Pessoas que não ligam aos outros quando estes dizem que aquilo não serve para nada. Pessoas que acreditam que “É impossível fazer um laço com uma única mão”. Não gostavam de ser assim, fazer o que elas fazem e adormecer à noite com uma consciência limpa?
Eu gostava, mas não, opto por adormecer a chorar com a imagem daquela criança a chorar porque não tem pais; porque não tem quem a aconchegue à noite e lhe dê um beijo. Porque eu tenho o que ela não tem, e não lhe dou valor…

“Em um tempo onde a Paz se encontra mais uma vez ameaçada pela insânia e estupidez dos insensíveis e insensatos, a solidariedade precisa ser uma atitudecontributiva para a construção de uma humanidade humanizada.”


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem...depois da nossa converça de ontem ja estava mm a espera k o assunto do teu proximo post fosse este.

Para começar vou te dar a resposta a primeira pergunta...sim, tds os dias penso k podia fazer mt mais.

UMA PESSOA FAZ A DIFEREN;A!!!!
Esta frase tb teria sido uma boa op;ao para o titulo do teu post uma vez k e uma frases k resume na perfei;ao td akilo k disseste e e a pura das verdades.

Em rela;ao ao titulo k escolheste ...
eu ontem disse/te isso mm...se axamos k podemos fazer mais temos mais e k tentar, nao ker dizer k consigamos, mas pelo menos tentamos.

Como eu ja disse eu propria penso tds os dias k posso fazer mais...no entanto e para ser sincera, tb arranjo @desculpas@ para nao o fazer...nao em rela;ao ao facto de dizer k so eu nao consigo nd ou se os outros nao fazem eu tb nao..mas sim pelo facto do @nao tenho tempo@...kuando as vezes sei perfeitamente k se eu kisesse ate podia arranjar um tempinho.

Realmente viver na ignorancia e mt mais comodo.

Mas eu sei k tu, nos ultimos tempos, ate fizeste mt ese nao fizeste mais foi porke nao conseguiste.

Beijokinhas
GOSTO MT DE TI !!!!!!!!!

terça-feira, setembro 05, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tb já tava à espera k fosses fazer este post..
e tb gostava de poder fazer mais.. e sei k posso.. e axo k kk pessoa pode.. o problema da maior parte da população (incluindo eu) é ñ kerer trocar o seu tempo pessoal por tempo em k pode ajudar outras pessoas. =/
bem.. mas espero no futuro ter uma boa oportunidade.
e repito o k te disse: podes ñ fazer tanto como kerias.. mas fazes mais k mts e devias ter orgulho ao menos nisso. ;P
Bjs *********

terça-feira, setembro 05, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Quero dizer-te k já estás a fazer alguma coisa, td este teu post mostra k és uma pessoa consciente e o facto de tu expores o teu modo de ver já é uma atitude positiva.

No entanto, falar nao basta como tu propria reconheces...terás k tomar uma atitude...

da proxima vez k vires alguem a pedir dinheiro para comer, nao lhe dês...compra um pao e um pacote de leite, para evitares a exploraçao das pessoas...

da proxima vez k vires uma pessoa portadora de uma deficiencia ou uma criança k precisa de afecto nao lhe mostres um olhar frio de pena, mas sim um olhar quente de reconhecimento da grande pessoa k se encontra à tua frente...

estes sao meras atitudes, mts mais tu conheces outras acabaras por descobrir...o k kero dizer é k mt gente fala destes assuntos mas poucos tomam atitudes, no entanto nao sao palavras k mudaram o mundo, mas sim actos. Para mim é mais lovavel tu contribuires para a felicidade de kem mais precisa sem k ninguem precise de saber...

Posso dizer-te k a peregrinaçao k fiz a Santiago de Compostela ensinou mt...5 dias de caminhada e reflexao...deram para reflectir nesta situaçao k tu apresentas...mas tu propria deves reconhecer k uma pessoa nao muda o mundo sozinha...muda o maneira de ver as coisas dakeles k te sao mais proximos, ajuda-os a criar sorrisos...pois esta foi a grande liçao k tirei da minha viagem espiritual pelos caminhos de santiago: criar sorrisos a todos os k se cruzam no meu caminho, amigos, vizinhos, familia, desconhecidos, cria sorrisos no teu pequeno mundo e um dia mais tarde verás os efeitos!!!

P.S: ès uma grande miuda;)

quinta-feira, setembro 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Existe um velho provérbio que diz:

Por não saberem que era impossível, fizeram-no!

Tudo pode ser feito, todos podem ajudar.
Hoje em dia vivemos num mundo egoísta e conformado… Uns não se mexem porque afirmam que não têm nada a ver com o assunto… Outros não fazem nada, pois dizem que a mudança não é possível com apenas uma mão…
Mas eu digo, sim eu posso mudar o mundo.
Com as minhas mãos posso colocar o primeiro tijolo de uma escola, o segundo e o terceiro… com os meus braços posso abraçar um órfão, com minha casa posso alojar um sem abrigo e com a minha vontade posso lutar contra a injustiça.
Muitos dizem ser Impossível, mas eu sei que posso faze-lo… e tu no fundo também o sabes, mas será que me vais ajudar?

Esta é Por ti Cabral, por saberes transmitir uma mensagem.

XraJesus

domingo, setembro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas às vezes n têm a noção k pekenas coisas mudam mt e as vezes passam-lhes ao lado, preferem ignorar um mendigo numa rua a dar-lhes algum dinheiro, mesmo que pouco, kem anda por exemplo d metro sabe mt bem o numero d pessoas k la andam a pedir e nota pessoas k simplesment viram a cara... Infelizment esta e a realidade do mundo actual... Ainda ha algum tempo era pa ter encomendado uma t-shirt normal na la redoute e dps vi la um colar k nc utilizaria, mas o texto perto desse colar xamou-m a atençao, a maior part d dinheiro gasto nele seria para ajudar crianças separadas dos pais (ou k nem pais tinham) por motivos graves como a guerra,nakele momento decidi gastar o dinheiro no colar e eskeçer a t-shirt... pode n ter sido mt e eu sei, mas por um dia consegui sentir-m mais leve...
Fika bem, jks

sábado, setembro 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

eu juro q n tnhu jeito nenhum pa isto...mas cm t és uma kida eu cmento.
fiquei sensibilizado cm este post...comoveu m mm...e a vdd é q qd pensamos nisto...eu plu menos sinto m um impotente(embora n u seja mas isso j n tem a ver cm isto:D).
bem...decididamente tu cnnsegues m surpreender...talvez p n t cnhecer pessoalment, ou por t tar sp a gozar, axo q so fazia uma vaga ideia da tua maturidade e n pensava q fosses tao sensivel.Fico cntente po saber q u és.
axo q j sabes td u q eu penso em relação a este assunto ptt...
NÃO M PEÇAS MAIS COMENTS:p:p:p:p
lol kidding
bem...axo q n tnhu mais nada pa dizer...cntinua a postar e vai m melgando pa eu cá vir q eu faço t a vontade:P
beijinhos ** pota mal

sábado, setembro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tenho que admitir que isto é verdade e que muitas das vezes não nos apercebemos do que fazemos e de como está o mundo. Muitas vezes nem pensamos nas outras pessoas que precisam até mais que nós, tenho pena quando vejo alguém a pedir, tenho pena quando vejo alguém a dormir na rua.
bjs ffx...

sábado, dezembro 09, 2006  

Enviar um comentário

<< Home